Materno-Infantil celebra o 700º nascimento em nove meses de gestão

Unidade  localizada em Barcarena é referência para atendimento de gestantes de médio e alto risco de nove municípios do Baixo Tocantins

Próximo de completar nove meses de atividade, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, atinge a marca de 700 partos nascidos. A unidade comemora o setingentésimo recém-nascido, nesta quarta-feira (26), com a chegada da Ana Maria Clara. Durante esse período de gestão da entidade o HMIB já realizou 5.945 consultas e 7.599 exames.

Ana Maria Clara chegou ao mundo com 3.700g, e 52cm. A bebê número 700 do HMIB foi muito aguardada pela mãe. “Fiz todo meu pré-natal aqui, e assim que cheguei pude observar a atenção prestada às mães, isso me trouxe segurança. Hoje pude dar luz a Ana Maria Clara, uma linda menina saudável. Eu e minha família estamos muito felizes” afirma a mãe Eliane Furtado Brito (26).

O bebê 600 foi Bernardo Silva Azevedo, filho de Fernanda Silva Azevedo (36), e segundo filho da família. Nasceu de parto cesáreo pesando 4.125 g no dia 04 de junho às 7h56. Segundo a mãe Fernanda, o atendimento prestado e qualidade dos serviços foram essenciais para a escolha da unidade. “Durante meu atendimento presenciei todo o cuidado dos profissionais. Todas as minhas dúvidas foram atendidas e a estrutura do hospital é excelente. A maneira como fui tratada não me deixou dúvidas que meu filho estaria em boas mãos, e por isso, eu escolhi ter meu filho na unidade” relata.

Nestes quase 9 meses de funcionamento, a unidade registrou no dia 10 de maio o nascimento do bebê 500. Davi nasceu com 32 semanas e três dias, sendo considerado um bebê prematuro, que pesava apenas 1.370 g e media 39 cm. Davi conta com apoio multiprofissional no HMIB e encontra-se internado na unidade para ganho de peso, sendo de grande alegria relatar seu caso. “Nos primeiros momentos depois do nascimento do Davi eu tinha poucas esperanças. Por várias vezes, me questionava sobre a vida do meu filho. Eu não sabia que poderia ter um espaço dentro do hospital ao lado de pessoas tão boas. Cada abraço e cada palavra de fé dada pelas enfermeiras e por todos que me auxiliaram, me deram força e me trouxeram esperanças. Eu mantive a fé e pude ver todos lutando junto comigo pela sobrevivência do meu filho. Sou imensamente grata. Obrigada a todos”, falou a mãe Tatiane Sacramenta (28), emocionada.

O coordenador de enfermagem Nataliel Miranda, ressalta que essa meta de 700 partos do HMIB em nove meses é alcançada por meio de um grande trabalho em equipe. “Nos sentimos muito orgulhosos em poder partilhar com a população do Baixo Tocantins esta notícia, e mostrar que o nosso empenho em prestar uma assistência segura de qualidade é diária, envolvendo toda a equipe multiprofissional da unidade. Nosso hospital oferece uma assistência humanizada, trabalhando desde o Pré-parto até o Pós-parto. Aqui trabalhamos como um hospital amigo da mulher e da criança, por meio de projetos voltados ao desenvolvimento do vínculo entre mãe e bebê. Essa celebração de 700 partos nascidos só vem reforçar ainda mais que estamos no caminho certo”, afirma.

**Sobre o Hospital Materno-Infantil Dra. Anna Turan**
Inaugurado no dia 21 de setembro de 2018, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan está localizado na cidade de Barcarena, no Pará, 114 km distante da capital Belém. Mantido pelo Governo do Estado do Pará e gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, é uma Unidade hospitalar pública que atende média e alta complexidades.
O público-alvo são mulheres gestantes e recém-nascidos que se enquadram nos critérios de admissão na unidade, bem como gestações de médio e alto risco referenciada e recém nascidos de até 2,5 kg ou 40 semanas pós concepção. Sua abrangência inclui 11 municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Oeiras do Pará, Acará e Ponta de Pedras.

**Sobre a Pró-Saúde**
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.