Materno-Infantil de Barcarena celebra Dia Nacional da Saúde em escola pública infantil

Nessa segunda-feira (05) membros do Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), unidade do Governo do Estado do Pará, realizaram uma ação em comemoração ao Dia Nacional da Saúde na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora Ana Dutra de Souza Vale, localizada em Barcarena. Na ação, 76 alunos assistiram palestras educacionais de prevenção e promoção da saúde e bem-estar.

Durante a visita na escola, a técnica em enfermagem Ilanize da Silva elucidou sobre a importância da higienização das mãos por meio de uma demonstração com todos os passos de uma lavagem correta com os alunos. Em seguida, a fisioterapeuta Grace de Melo destacou dicas importantes de postura para as crianças e professores, com o objetivo de mostrar posições corretas para o uso da carteira escolar e do peso adequado de material carregado na mochila.

Ainda na vista, a supervisora do Serviço de Nutrição e Dietética do HMIB, Simone Sakairi, explicou sobre a importância de manter uma alimentação saudável. Na ação, a nutricionista fez uma dinâmica com alguns alunos sobre a a importância da escolha de alimentos nas principais refeições do dia para desenvolver o senso crítico quanto a alimentação em casa.

“Pedimos para as crianças apontarem alimentos que ingerem em casa para termos uma real dimensão sobre a educação nutricional que elas trazem do lar e para que as professoras tenham consciência sobre quais indicar. Destacamos a necessidade de complementar as refeições do dia com verduras, legumes e proteínas para que as crianças tenham um bom desenvolvimento”, afirma.

A escola, que foi inaugurada em 18 de janeiro desse ano, atende sete turmas de educação infantil e cinco turmas de ensino fundamental. A gestora da unidade municipal, Ana Marta Cunha, citou a importância de uma orientação sobre a prevenção e promoção da saúde. “As crianças estão em fase de desenvolvimento e é necessária uma orientação desde os primeiros anos quanto a prevenção da saúde. Ficamos feliz de poder ter esse direcionamento da equipe do Materno-Infantil”, ressalta a diretora da escola.

**Sobre o Materno Infantil de Barcarena**

Inaugurado no dia 21 de setembro de 2018, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan está localizado na cidade de Barcarena, no Pará, 114 km distante da capital Belém. Mantida pelo Governo do Estado do Pará e gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. É uma unidade hospitalar pública que atende média e alta complexidades.

O público-alvo são mulheres gestantes e recém-nascidos que se enquadram nos critérios de admissão na unidade, bem como gestações de médio e alto risco referenciada e recém nascidos de até 2,5 kg ou 40 semanas pós concepção. Sua abrangência inclui 11 municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Ponta de Pedras e Oeiras do Pará.

**Sobre a Pró-Saúde**

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.