Hospital Materno-Infantil promove primeiro Curso da Gestante

A gravidez é um momento especial na vida de uma mulher e com o objetivo de esclarecer dúvidas de gestantes, que surgem durante esse período, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena inaugura o seu primeiro curso específico para mulheres grávidas e acompanhantes.

O curso é gratuito e acontece no Banco de Leite Humano dentro da unidade. O hospital pertence ao Governo do Estado do Pará, sendo gerenciado pela Pró-Saúde desde a sua inauguração, em setembro do ano passado.

Aberto a comunidade, o curso acontece todas às quartas-feiras, às 14h. As inscrições podem ser feitas diretamente na recepção da unidade.

Por meio das aulas, a família pode também entender sobre tipos de parto, cuidados com o bebê, técnicas de amamentação, além de conhecer os profissionais e a estrutura das salas de parto do hospital. A equipe do Banco de Leite do Materno-Infantil promove essa ação por reconhecer como esse momento é único na vida de cada mulher, tanto para as mamães de primeira viagem, quanto para as que já viveram essa experiência.

“É importante que a mulher conheça bem as mudanças que irão ocorrer em seu corpo durante esses meses e tenha acompanhamento especializado. Os cuidados deverão ser ainda maiores em gravidez considerada de risco” afirma Danielly Souza, nutricionista da unidade.

Para a mãe de primeira viagem, Fernanda Neri, o curso é uma ótima oportunidade para tirar dúvidas diretamente com os profissionais.

“Sou de Abaetetuba e estive aqui para aprender. Tive acesso a diferentes conteúdos, conhecer o ambiente e os profissionais. Aprendi que há diferentes técnicas a serem empregadas na hora do parto e, por meio do curso, entendi que posso ter o parto humanizado, com apoio do meu esposo ao lado, com uma equipe me auxiliando, e recebendo todo o apoio psicológico que eu preciso. O curso é tudo que eu precisava”, diz.

O curso é ministrado por uma equipe multiprofissional da unidade, entre enfermeiros, terapeuta ocupacional, psicóloga, assistente social, entre outros. Ao final do curso, a mãe recebe um certificado de aprendizado pelo Materno-Infantil de Barcarena, conhece o Banco de Leite da unidade e participa de ações de humanização.

**Sobre o Materno Infantil de Barcarena**

Inaugurado no dia 21 de setembro de 2018, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan está localizado na cidade de Barcarena, no Pará, 114 km distante da capital Belém. Mantida pelo Governo do Estado do Pará e gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. É uma unidade hospitalar pública que atende média e alta complexidades.

O público-alvo são mulheres gestantes e recém-nascidos. Sua abrangência inclui 11 municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Ponta de Pedras e Oeiras do Pará.

**Sobre a Pró-Saúde**

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.