Maternidade de Barcarena realiza ação de sensibilização no mês de prevenção ao suicídio

O Setembro Amarelo, campanha realizada no Brasil desde 2015, têm como objetivo conscientizar sobre a prevenção do suicídio. No Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Ana Turan (HMIB), unidade gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, as ações de discussão sobre o tema foram realizas nos dias 25 e 26 setembro, junto aos colaboradores.

A equipe do Grupo de Trabalho e Humanização da unidade hospitalar abriu espaço para o diálogo sobre a temática do suicídio, por meio de um talkshow de perguntas e respostas. No encontro, as psicólogas da unidade puderam compartilhar dados, conscientizar sobre a depressão, e tratar dúvidas com foco em modelos de prevenção.

“Procuramos discutir sobre o Setembro Amarelo de uma forma que todos pudessem ter seu espaço. Aqui descrevemos sinais da depressão, falamos sobre mitos, estatísticas que envolvem o tema, mudanças de hábitos e comportamentos que refletem a depressão. Mostramos o que deve ser evitado, e também, que medidas tomar para ajudar alguém quem precise de orientação e apoio para enfrentar a doença” destaca a psicóloga da unidade, Larissa Ribeiro.

Ainda durante o encontro, houve uma dinâmica com o grupo para expressarem seus sentimentos e compartilharem experiências com demais. Segundo a psicóloga do HMIB, Jaynne Araujo, o intuito da dinâmica foi explorar a troca de experiências e sensações, para que assim, os colaboradores pudessem descrever sentimentos.

“Com a dinâmica do balão todos puderam falar sobre seus medos e suas experiências e conseguiram ter uma dimensão sobre a temática. Sabemos que os índices de suicídio no país são altos e o diálogo é a melhor solução. Sempre incentivamos a conversa, pois é importante desconstruir o preconceito que impede muitas pessoas de procurarem ajuda” relata.

Nos dois dias de campanha, cestas com frases de carinho e atenção foram colocadas nas recepções da unidade. A ideia foi oferecer uma palavra de conforto e de ajuda às pessoas que passaram pelo lugar. Foram disponibilizados, ainda, indicações de Centros de Valorização à Vida e acolhimento e do número de telefone 188, que pode ser usado de forma gratuita, além do incentivo à procura de ajuda médica especializada.

**Sobre o Materno-Infantil de Barcarena**
Inaugurado no dia 21 de setembro de 2018, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan está localizado na cidade de Barcarena, no Pará, 114 km distante da capital Belém. A unidade, referência para atendimentos de média e alta complexidade, pertence ao Governo do Estado do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.
O público-alvo são mulheres gestantes e recém-nascidos. Sua abrangência inclui 11 municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Ponta de Pedras e Oeiras do Pará.

**Sobre a Pró-Saúde**
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil.
Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.
A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.