Materno-Infantil de Barcarena lança projeto “Cantinho da Leitura”

Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e levar entretenimento aos pacientes, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), gerenciado pela gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, lança o projeto “Cantinho da Leitura”. A inciativa das áreas de humanização e terapia ocupacional, recebe, a partir desta quarta-feira (25), doações de livros de literatura.

Colaboradores e comunidade em geral, podem fazer as doações entregando os livros na recepção do hospital. Todas as obras literárias serão disponibilizadas aos pacientes, acompanhantes e visitantes, durante a permanência na unidade hospitalar.

Segundo a terapeuta ocupacional da unidade, Djeyseanne Duarte, a proposta do projeto é reduzir a ansiedade dos familiares e visitantes. “Por ser uma unidade com foco em alto risco e com diversos recém-nascidos internados, as mães permanecem conosco por muito tempo. A equipe acolhe, porém, não é uma situação fácil para quem espera, e neste ponto, vimos uma oportunidade de melhorar a assistência com a leitura” afirma.

Com o tema “Ler é remédio”, o Grupo de Humanização da unidade fará rodas de leitura com as doações. Os livros serão selecionados pela equipe multiprofissional e serão direcionados de acordo com o perfil das acompanhantes.

O cantinho da leitura funcionará inicialmente da sala de terapia ocupacional. A ideia é expandir o projeto com arrecadação de revistas, palavras cruzadas, gibis, entre outros, e assim, promover uma maior participação das pacientes.

“Nosso objetivo é acolher todas as pessoas que buscam assistência no hospital. A leitura é uma forma de compartilhar conhecimento e explorar diferentes universos. Para as mães que estão acompanhando seus filhos, sabemos que é um momento delicado. A nossa intenção é promover acolhimento e tornar o ambiente mais humanizado”, destacou Larissa Ribeiro, psicóloga da unidade.

**Sobre o Materno-Infantil de Barcarena**

Inaugurado no dia 21 de setembro de 2018, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan está localizado na cidade de Barcarena, no Pará, 114 km distante da capital Belém. A unidade, referência para atendimentos de média e alta complexidade, pertence ao Governo do Estado do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.

O público-alvo são mulheres gestantes e recém-nascidos. Sua abrangência inclui 11 municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Ponta de Pedras e Oeiras do Pará.

**Sobre a Pró-Saúde**

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil.

Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.