Hospital Materno-Infantil de Barcarena recebeu Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré

Momentos de emoção e devoção foram compartilhados por pacientes, colaboradores e acompanhantes durante a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, nesta sexta-feira, 1° de novembro, no Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB). A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciada desde a sua inauguração, em setembro de 2018, pela Pró-Saúde Associação beneficente de Assistência Social e Hospitalar.

O Missionário Valter Pantoja comandou, junto a membros da equipe da Paróquia de São Francisco Xavier, a acolhida da Santa na recepção do ambulatório com um canto inicial. Todos puderam louvar a mãe de Jesus, em seguida, partilhar a palavra de Deus e realizar uma consagração à Nossa Senhora de Nazaré com devoção e muita fé.

O momento de celebração contou, ainda, com preces, na qual o celebrante rezou em prol dos visitantes e colaboradores da unidade, assim como, deu graça pelo local de trabalho, em especial as internações, Unidade de Cuidados Intermediário-UCI e Unidade de Terapia Intensiva-UTI, e pela vida das mães e bebês que são acolhidos na maternidade.

Para Rosângela Lopes, que está com a filha internada na maternidade, acompanhar a celebração foi um momento de muita emoção. “Eu estou emocionada e não tenho palavras para descrever esse momento. Hoje minha filha concluiu uma cirurgia e foi um sucesso, por isso, eu louvo a Nossa Senhora de Nazaré pela vida dela e dos profissionais que a atenderam”, contou.

Após a oração do Pai Nosso, todos puderam fazer uma oração individual ao tocar a santa, e em seguida, foi entregue a benção as áreas da maternidade, onde todos ergueram às mãos para bendizer leitos, enfermarias e departamentos administrativos.

Valter Pantoja ressaltou a importância deste momento de bênçãos pelas mãos de Nossa Senhora a todos presentes. “A exemplo da mãe de Jesus, todos realizem as suas atividades com sabedoria, amor e paz para o bem de todos os usuários e pacientes atendidos na maternidade, para que mais vidas venham nascer, e também serem salvas, na honra e glória de nosso Deus e de Nossa Senhora de Nazaré mãe de todos”.

A Administradora assistente, Karina Cunha, falou da emoção de receber, pela segunda vez, a Imagem Peregrina na unidade. “Percebemos a comoção de todos quando compartilhamos uma fé que move o coração de colaboradores, usuários, acompanhantes e profissionais da saúde. Nos sentimos lisonjeados de ter esse momento de bênçãos, e por temos a oportunidade de participar dessa celebração emocionante. Somos uma maternidade que recebemos vidas de mães e filhos, por isso, é muito significativo ter Nossa Senhora de Nazaré, mãe de Jesus, conosco neste momento”.

**Sobre o Materno-Infantil de Barcarena**

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan está localizado na cidade de Barcarena, no Pará, 114 km distante da capital Belém. Mantida pelo Governo do Estado do Pará e gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, é uma unidade hospitalar pública que atende média e alta complexidades. O público – alvo são mulheres gestantes e recém-nascidos. Sua abrangência inclui 11 municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Ponta de Pedras e Oeiras do Pará.

**Sobre a Pró-Saúde**

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 22 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.