Materno-Infantil de Barcarena realizará 1º workshop sobre cuidados com o prematuro

No mês de conscientização à prematuridade, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB) vai promover o 1º workshop para compartilhar informação e sensibilizar para a causa dos recém-nascidos prematuros. A equipe de profissionais da área assistencial, junto ao grupo de humanização, vai promover um debate na próxima sexta-feira (22) entre profissionais de saúde da região. Já na segunda-feira (25), o evento será voltado para mães, pacientes e acompanhantes. As atividades serão gratuitas e realizadas na unidade, que está localizada na Avenida José Pinheiro Rodrigues, 258, Centro, Barcarena.

A programação desta sexta-feira (22) tem como objetivo debater os fatores de risco do recém-nascido prematuro, formas de prevenção, acompanhamento durante o período pré-natal, alimentação adequada e os incentivos ao aleitamento materno. Serão realizadas palestras e oficinas com médicos, enfermeiros e equipe multiprofissional do HMIB. O evento também vai contar com a participação de profissionais dos onze municípios que compõem a Região do Baixo Tocantins.

“Nosso foco é capacitar os profissionais da região que atuam no atendimento inicial para o parto do prematuro. Sabemos que devido à dificuldade de transporte, distância e tempo hábil, podem acontecer complicações antes e durante o parto. Por isso, é imprescindível que os profissionais estejam preparados para atuar nessas situações, com cuidados iniciais adequados, tanto para o atendimento quanto para o correto deslocamento desse recém-nascido ou da gestante até o HMIB”, afirma a diretora Técnica, Mary Mello.

Uma gestação normalmente tem de 38 a 42 semanas de duração, e um parto é considerado prematuro quando acontece antes de 37 semanas. Entre as principais causas obstétricas para a prematuridade estão a hipertensão materna, diabetes gestacional e a infecção bacteriana do trato urinário.

Na segunda-feira (25), a programação conta com uma roda de conversa entre mães, gestantes e acompanhantes atendidos no HMIB, unidade hospitalar mantida pelo Governo do Estado e gerenciada pela Pró-Saúde, referência no atendimento de alta e média complexidades da região do Baixo Tocantins.

“O encontro tem o intuito sanar dúvidas e também promover uma troca de experiência sobre os cuidados com o prematuro entre mães que já passaram por essa realidade. Será uma oportunidade de elas falarem sobre suas histórias de vida, e compartilharem conhecimentos sobre o que aprenderam enquanto estiveram conosco. Além disto, será uma forma de oferecerem apoio emocional, para ajudar e auxiliar outras mães e acompanhantes” explica a diretora Assistencial, Joice Vaz.

**Sensibilização**
Para dar início aos preparativos, o grupo de humanização decorou a unidade hospitalar com tons de roxo, em alusão a campanha mundial de combate à prematuridade. Nesta segunda-feira (18), a equipe multiprofissional realizou uma atividade lúdica para as mães dos bebês internados nas Unidade de Cuidados Intermediário (UCI) e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

As usuárias e acompanhantes puderam entender melhor sobre o processo de internação, ganho de peso, métodos de alívio de dor e tratamento para os bebês prematuros que necessitam de incubadoras, através de uma apresentação sobre a temática. As mães puderam ainda, escrever o nome dos filhos na “Árvore da Vida”, uma arte simbólica para lembrar o progresso positivo dos bebês atendidos no HMIB.

**Serviço:**

– Workshop prematuridade para profissionais da saúde
Data: Sexta-feira (22)
Horário: 9h às 16h30
Local: Sala de treinamento, Hospital Materno-Infantil de Barcarena.

Programação:
9h – Prematuridade definição e prevenção
9h30 – Fatores de risco para a prematuridade
10h30 – Preocupações desenvolvimento motor do prematuro
14h- Nutrição do RN e da genitora
15h30 – A importância de um ambulatório e seguimento específico para prematuros/canguru
16h30- Depoimento da mãe do prematuro

– Encontro do prematuro para mães
Data: Segunda-feira (25)
Horário: 9h às 10h30
Local: Sala de treinamento, Hospital Materno-Infantil de Barcarena.

Programação:
9h – Roda de conversa e troca de experiências com mães
10h30 – Dinâmica de encerramento

**Sobre o Materno-Infantil de Barcarena**

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan está localizado na cidade de Barcarena, no Pará, a 114 km distante da capital Belém. Mantida pelo Governo do Estado do Pará e gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, é uma unidade hospitalar pública que atende média e alta complexidades. O público-alvo são mulheres gestantes e recém-nascidos. Sua abrangência inclui 11 municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Ponta de Pedras e Oeiras do Pará.

**Sobre a Pró-Saúde**

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 22 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.