Materno-Infantil de Barcarena recebe a visita da Pastoral da Saúde

O coordenador da Pastoral da Saúde da Pró-Saúde e Arcebispo Emérito de Passo Fundo, Dom Antônio Carlos Altieri, visitou nesta terça-feira (26), o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB). A unidade faz parte da rede pública do Estado do Pará, sendo gerenciada pela Pró-Saúde desde 2018.

No período da manhã, o Diácono Bráz Magno, representando o Padre Idaltino dos Prazeres, da Paróquia São Francisco Xavier, em Barcarena, participou do evento junto aos coroinhas da congregação compartilhando da palavra de Deus com todos presentes e celebrando junto ao Arcebispo a missa de abertura. Dezenas de fiéis estiveram presentes na cerimônia da acolhida.

Pela tarde, o Arcebispo se reuniu junto aos voluntários católicos da Paróquia São Xavier para institucionalizar a presença da Pastora da Saúde no Materno-Infantil, para que assim, a equipe possa programar as atividades em prol da comunidade e dos enfermos.

“A eucaristia é sempre a fonte de todo processo de fé da nossa vivência, por isso. Sempre vemos, dentro das ações de todas as unidades gerenciadas pela Pró-Saúde, a humanização, a caridade e o acolhimento, e vamos partilhar desse processo com um acalanto espiritual com a graça e o amor de Deus a todos”, declara Dom Antônio Altieri.

Em seguida, junto aos gestores do Hospital, o arcebispo destacou a importância do trabalho prestado por cada setor, e da ligação espiritual que envolve o trabalho desempenhado pelos colaboradores das unidades hospitalares gerenciadas pela Pró-Saúde. Destacou ainda, o papel essencial do acolhimento e da humanização, na prestação do atendimento tanto pela assistência quanto pela administração, como fonte de inspiração e amor ao próximo.

O arcebispo também visitou os setores e leitos para conhecer as histórias dos usuários e pacientes, e entender os processos que envolvem a assistência à saúde das mães e bebês atendidos no Materno-Infantil de Barcarena, unidade referência em alta e média complexidades na Região do Baixo Tocantins.

O evento encerrou com a participação do grupo de hip-hop da terceira idade “Estilo de Barcarena”, voluntários na ação e usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Barcarena, em uma apresentação lúdica de dança que reforçou a importância do voluntariado e da caridade.

**Sobre o Materno-Infantil de Barcarena**

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan está localizado na cidade de Barcarena, no Pará, a 114 km distante da capital Belém. Mantida pelo Governo do Estado do Pará e gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, é uma unidade hospitalar pública que atende média e alta complexidades. O público-alvo são mulheres gestantes e recém-nascidos. Sua abrangência inclui 11 municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Ponta de Pedras e Oeiras do Pará.

**Sobre a Pró-Saúde**

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 22 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.