Nasce primeiro bebê de 2020 no Materno-Infantil de Barcarena

Evellyn nasceu logo após a virada do ano, na unidade que é referência para gestantes de 11 municípios do baixo Tocantins

Com luvinhas cor de rosa, semblante sereno e mamando há todo momento, Evellyn Fernanda descansa no colo da mãe, Marciele Pinheiro. Após 18 horas em trabalho de parto, a bebê foi o primeiro nascimento de 2020 no Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), unidade gerenciada pela Pró-Saúde.

Às 00h10 do primeiro dia do ano (1/1), Evellyn chegou ao mundo por meio de um parto normal, pesando 3,615 kg e medindo 51 cm. A mamãe, Marciele Pinheiro, de 21 anos, é residente de Abaetetuba e conta como a foi a chegada na maternidade. “As dores vieram de madrugada e assim que amanheceu o dia 31, resolvi vir para o Materno-Infantil. Cheguei aqui e tive todo apoio da equipe”.

Evellyn é a segunda filha de Marciele, que ressalta suas expectativas para esse novo ano. “Estou muito feliz, ansiosa para me recuperar logo e voltar a trabalhar. Quero proporcionar o melhor para elas”.

Mamãe e bebê passam bem e estão internadas no setor de Pré-parto, Parto e Pós-parto (PPP), do HMIB. A avó da criança, Marinete Pinheiro, acompanha as duas nesse primeiro momento. “Esse novo ano já começou excelente, minhas netinhas são a minha vida”, comenta emocionada.

A enfermeira Rafaela Vasconcelos acompanhou a família durante esse momento especial. “Ensinamos a mãe a fazer os métodos não farmacológicos de alívio a dor como o uso da bola, do cavalinho, agachamento e caminhadas. Foi um parto tranquilo e sem intercorrências. Evellyn nasceu no tempo dela de maneira natural e humanizada”, ressalta a profissional.

**Sobre o Hospital Materno-Infantil de Barcarena**
O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan está localizado no Pará, a 114 km distante da capital Belém. A unidade pertence ao Governo do Estado, sendo gerenciado desde setembro de 2018 pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.

O Materno-Infantil atende média e alta complexidades. O público-alvo são mulheres gestantes e recém-nascidos. Sua abrangência inclui 11 municípios do Baixo Tocantins.

**Sobre a Pró-Saúde**
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 22 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.