Materno-Infantil de Barcarena homenageia profissionais da saúde

Ação visa evidenciar a importância de Enfermeiros e assistentes sociais durante a pandemia do novo coronavírus

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB) homenageia, durante esta semana, Enfermeiros e assistentes sociais pelo trabalho que desenvolvem dentro da maternidade, para lembrar o Dia Internacional da Enfermagem e Dia do Assistente Social, comemoradas, respectivamente, nos dias 12 e 15 de maio.

A Pró-Saúde, gestora da unidade e uma das maiores entidades filantrópicas de gestão hospitalar do País, lançou nesta semana a campanha “Vocês Estão Fazendo História”, para promover o respeito e gratidão ao empenho dos profissionais de Enfermagem, especialmente durante essa fase de combate à pandemia. A campanha em homenagem aos profissionais da área vai se estender até o final do mês de maio.

Ao todo, 190 profissionais, entre Enfermeiros e assistentes sociais, receberão lembranças e mensagens de agradecimento pelo trabalho desenvolvido dentro do HMIB. A homenagem vem para reforçar o cuidado com os profissionais da área, por meio de uma ação que trabalha a humanização como política de acolhimento para quem está, diariamente, salvando vidas.

“Queremos que nossos profissionais compreendam a importância e a diferença que fazem na vida de muitas pessoas. Atuamos como unidade de referência em média e alta complexidade para usuários da região do Baixo Tocantins, que possuem necessidades de saúde e precisam desse atendimento. Valorizamos aqueles que cuidam do bem maior que é a vida, e participamos das histórias das pessoas em um dos momentos mais sublimes, que é o nascimento. Para isso, empenhamos esforços para cuidar também do cuidador”, destaca a diretora Assistencial, Joice Vaz.

Para valorizar e motivar, ainda mais, o trabalho desses profissionais, as equipes de Humanização, Terapia Ocupacional e Psicologia, além de entregar lembranças, estão produzindo um mural com fotografias dos profissionais em atuação durante o atendimento. As fotos foram pensadas no dia a dia desses profissionais, e registram diferentes nuances da atuação dos colaboradores.

Além disso, estão previstas ações de humanização com mães e seus bebês, e uma roda de conversa para quem está na linha de frente no atendimento a pacientes com a Covid-19, a fim de acolher os profissionais oferecendo suporte emocional e cuidado.

“É um momento desafiador que temos que enfrentar e a palavra de ordem é resiliência. Gosto muito de cuidar das pessoas e faço isso com amor. Toda essa situação que estamos vivenciando tem nos mostrado a importância do trabalho em equipe, e que na enfermagem nunca podemos caminhar sozinhos. Me sinto feliz ao ver que a Enfermagem está sendo mais valorizada e tenho esperança que tudo isso vai passar logo”, destaca Nadja Varão, enfermeira do HMIB.

Um vídeo com depoimentos de colegas de trabalho, também será compartilhado nos televisores da unidade, com frases de reconhecimento aos profissionais e incentivando o isolamento social aos acompanhantes de usuários.

“A cada ano queremos marcar essa data reconhecendo o trabalho desses profissionais. Estamos em um momento que é importante refletir sobre essa atuação, mas esses profissionais atuam 24 horas por dia para salvar vidas, durante todo o ano. Então, essa ação vem para reforçar o papel desse profissional para a sociedade”, afirma Fábio machado, diretor Hospitalar do HMIB.

**Sobre o HMIB**
O Materno-Infantil de Barcarena é uma unidade referência em média e alta complexidades para 11 municípios do Baixo Tocantins, sendo o público-alvo mulheres gestantes e recém-nascidos. A unidade é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

**Sobre a Pró-Saúde**
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.